Jardim interno: tudo que você precisa saber sobre essa tendência

por Sólida Engenharia
0

Já se foi o tempo em que era necessário ter um grande espaço externo no terreno para possuir um jardim. Hoje em dia, está cada vez mais comum a decisão de construir um jardim interno, seja em casas ou apartamentos.

Sendo assim, preparamos este post para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre jardins internos, também conhecidos como jardins de inverno. Ao final, temos certeza que estará convencido de investir nessa tendência.

Além da estética

Qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando você pensa em jardins? Algo lindo e majestoso, imaginamos. Mas, vai muito além da estética.

Um jardim interno agrega valor ao ambiente, torna-o mais aconchegante e aproxima as pessoas da natureza. As plantas purificam o ar e trazem bem-estar ao espaço.

Muitas vezes, em espaços pequenos ou mesmo em apartamentos, não há o contato desejado com a natureza e os jardins internos surgiram para solucionar esse problema. Essa opção une harmonia e bom gosto a qualquer interior.

O local ideal

É claro que a inserção de um jardim de inverno não ocorre de uma hora para outra. É preciso planejamento. Escolha, com uma ajuda profissional, o melhor ambiente para seu projeto.

Sendo assim, leve em consideração as plantas que deseja inserir, o espaço disponível, o tempo que terá para cuidar, se vai ficar próximo a móveis, entre outros pontos. Nesse meio tempo, aproveite para procurar inspirações em ambiente similares ao seu.

Em seguida, confira alguns exemplos de maneiras para inserir um jardim de inverno em seu projeto:

  • No hall de entrada do seu espaço;
  • Em áreas centrais de cômodos como sala de estar e varandas;
  • Nas cozinhas ou em banheiros (principalmente lavabos).

Seja como for, é importante que o espaço escolhido para o jardim interno tenha bastante incidência de luz. Além disso, precisa ser possível molhar o ambiente, para que as plantas sobrevivam.

Em jardim internos, normalmente, há a instalação de um sistema de irrigação próprio, para que não haja a necessidade de o proprietário precisar fazer esse trabalho.

Jardim interno: tudo que você precisa saber sobre essa tendência. Foto/Reprodução: Oppdowngalon no iStock

As melhores plantas para um jardim interno

Entre as plantas mais propícias para essa instalação, podemos citar:

  • Lança de São Jorge;
  • Jibóia;
  • Lírio da Paz;
  • Bromélia;
  • Samambaia;
  • Dracena;
  • Ráfis; etc.

Além disso, se preferir, você pode também cultivar espécies e montar uma horta interna (alguns exemplos de plantas são: manjericão, cebolinha, orégano, etc.).

Convencido a investir nem um jardim interno?

Como você pôde ver, é preciso planejamento para construir um jardim interno, mas garantimos: o resultado final será excelente.

Deixe o seu comentário, pois adoraríamos saber sua opinião sobre os jardins de inverno!

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou está pronto para inserir um jardim em seu projeto, então não deixe de entrar em contato com a Sólida Engenharia & Construção. Seja como for, nós cuidamos de todas as etapas do seu projeto!

 

Leia também:

Como fazer um jardim vertical de forma simples e objetiva

Criando um jardim em espaços pequenos  

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp