Minimalismo na arquitetura: a predominância do essencial

por Sólida Engenharia
0

O minimalismo já não é apenas um estilo de vida, mas também uma tendência do mundo arquitetônico. Usar poucos itens de decoração, móveis de design clean e cores mais neutras são algumas das características desse novo estilo. 

A tendência que segue o lema “menos é mais”, proporciona maior conforto, funcionalidade e elegância ao ambiente. Para esclarecer algumas dúvidas e conhecer algumas curiosidades, continue lendo este artigo!

Movimento minimalista

O movimento minimalista surgiu em 1965, através do filósofo britânico Richard Wollheim, que abrange muito além da estética e funcionalidade, ganhando espaço em diferentes áreas como artes plásticas, música, literatura e arquitetura. 

Vida minimalista

O objetivo do minimalismo é viver apenas com aquilo que é necessário. Ou seja, o movimento busca mostrar o real sentido das coisas e praticar o desapego, abolindo o consumismo em excesso. 

Além disso, este estilo proporciona maior organização na rotina, dando maior espaço para criatividade e produtividade, sem contar o consumo consciente. 

Minimalismo na arquitetura

Por ser um estilo simples, porém elegante, o minimalismo acabou ganhando espaço em outras áreas, como citamos anteriormente. 

Na arquitetura, a ideia é dar mais atenção à pureza estática do projeto. Por isso, os projetos costumam trabalhar bem a iluminação e incorporação de materiais como vidro e aço no ambiente, abolindo o tradicionalismo da arquitetura. 

Ambiente minimalista com muita luz natural - Photo by Beazy on Unsplash

Os arquitetos e designers buscam definir o que é realmente funcional para quem vive no local. A partir desta definição, é dado início a composição do espaço. Cores neutras e ambientes integrados são umas das principais características, já que proporcionam uma sensação de amplitude que acaba valorizando o ambiente. 

Sendo assim, poucas paredes e maiores entradas de luz natural são alguns dos elementos que favorecem este estilo de projeto, onde tudo é devidamente belo e elegante, mas ao mesmo tempo, completamente funcional. 

Gostou deste texto? 

Esperamos que com ele você tenha esclarecido suas dúvidas sobre o estilo minimalista! Se quiser saber sobre outros assuntos de decoração, é só continuar acompanhando nosso blog!

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp