Pé-direito duplo: saiba o que é, vantagens e desvantagens da opção

por Sólida Engenharia
0

Iluminação, sofisticação e sensação de amplitude, essas são apenas algumas das características, quando o assunto é pé-direito duplo, uma opção cada vez mais popular no desenvolvimento e execução de projetos arquitetônicos.

Se você está aqui é porque com certeza já ouviu a expressão “pé-direito duplo”, ou mesmo já sabe do que se trata, mas deseja ter mais informações sobre o opcional.

Primeiramente é preciso entender o que significa o pé-direito e como ele interfere nos projetos de maneira geral.

O pé-direito

O pé-direito é a medida entre o chão e o teto, a qual pode, muitas vezes, ser confundida com a altura da parede, porém nem sempre procede.

Em qualquer construção autorizada, essa característica tem em média 2,7 m.

Essa altura é estabelecida por região e, por isso, pode variar de uma para a outra. 

Geralmente, o pé direito com 2,7 metros ou menos é considerado baixo, que também agrega vantagens.

É a caso da sensação de acolhimento e aquecimento, ideal para regiões frias do país, ou mesmo para pessoas que desejam uma casa com um aspecto bastante confortável.

Pé-direito alto

Quando existe uma medida igual ou maior a 3,0 do chão ao teto, é considerado um pé-direito alto e já beneficia o local com a sensação de amplitude.

Variação da altura do pé-direito

É bastante comum que o pé-direito varie de um cômodo para o outro, justamente por diversas pessoas desejarem agregar objetivos diferentes em peças específicas da casa. 

Por exemplo, para deixar a sala de jantar mais ventilada e com sensação de ser maior, enquanto no quarto prefere um local que agregue maior aconchego.

O pé-direito duplo

Assimilado exatamente o que significa um pé direito, fica mais simples entender o que é um pé-direito duplo.

Não é mesmo?

Trata-se de cômodos ou casas, cujo do teto ao chão é possível observar o dobro da altura padrão.

Característica essa que torna irrevogável a sensação de amplitude no local.

Fora essa vantagens, a opção ainda contempla maior imponência, melhor iluminação e ventilação, sendo ideais para regiões quentes.

Design de interiores no pé-direito duplo

Quando o assunto é decoração, o pé-direito exibe diversas possibilidades, que deixam a residência ainda mais bonita.

Ao possuir um pé-direito duplo em sua casa, você poderá enriquecer o visual dela com longas lareiras, plantas exuberantes e em tamanho maior, janelas amplas, além de pendentes e lustres em maior porte, para deixar tudo ainda mais bonito.

pé-direito alto. Foto: javani - adobe

As escadas também ganham um UP quando se trata de pé-direito duplo!

Com um pé-direito mais alto é possível dar maior evidência as escadas, que podem ser vazadas, com materiais minimalistas, ou ainda repletas de detalhes sofisticados, com acabamento em pedras finas, como o mármore.

O aproveitamento dos móveis também não é deixado de lado nesse caso, já que é possível alongá-los, optando por racks para tv, armários com nichos para livros e até mesmo armários na cozinha que sejam mais altos, além de beleza, você agregará muito mais eficiência aos cômodos da casa, que comportarão todos os itens necessários.

Para regiões com temperaturas mais baixas

Se esse é o seu caso, não se preocupe, apesar de bastante indicado para regiões de temperatura mais alta, o pé-direito duplo também pode ser utilizado em projetos arquitetônicos de regiões mais frias, requerendo apenas atenção a alguns aspectos.

Você pode facilmente aquecer esse ambiente com o uso de opções como:

  • forro de gesso;
  • cortinas;
  • tapetes;
  • móveis em madeira;  
  • uso de poltronas;
  • adição de mantas aos estofados e etc.

Tudo isso contribuirá não apenas com o conforto térmico do espaço com pé direito duplo, mas também com acústica do local.

As desvantagens do pé-direito duplo

Para que a informação seja completa e você possa avaliar com eficácia se a opção é mesmo ideal para você trazemos, também, o que poderiam ser as desvantagens de pé-direito muito alto.

Entre as principais estão as já citadas proteção acústica, que é menor quando comparado a um pé-direito convencional e as baixas temperaturas desses ambientes.

Fora isso, é importante saber que, por ter o dobro do tamanho, esses espaços também acarretarão no dobro do orçamento das paredes, devido ao aumento da estrutura da obra.

A opção também engloba um nível maior de complexidade por parte da construtora, engenheiro ou arquiteta responsável, requerendo mão de obra qualificada.

Apesar disso, diversas pessoas têm optado por incluir essa opção nas suas casas, angariando maior beleza aos espaços.

Se esse é o seu desejo, lembre-se de contar com uma empresa experiente para fazer o seu projeto, comece ele do zero, ou seja uma reforma, garantindo sempre que a estrutura inicial comporte a nova composição.

A Sólida Engenharia possui a tradição e experiência que você precisa, para tirar seu sonho do papel, seja ele com propósito mais aconchegante, com pé-direito duplo ou abraçando as duas opções. Não deixe seu sonho para depois. 

Solicite agora mesmo um orçamento e mais informações sobre o projeto que você tanto almeja! 

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp