Piso vinílico: principais características e resistência à água

por Sólida Engenharia
0

Belo, versátil e de fácil instalação. Essas são apenas algumas das vantagens apresentadas pelo piso vinílico.

Não é à toa que, quando falado em opções de pisos, o vinílico esteja entre os preferidos.

No que tange a residências, bem como espaços corporativos, ele atende bem às diferentes necessidades exigidas. No entanto, muitas dúvidas permeiam a eficiência do opcional sobre áreas molhadas, e é sobre isso que falaremos hoje.

Acompanhe para saber mais:

Característica gerais do piso vinílico

Entre os principais motivos pelos quais os pisos vinílicos tornaram-se uma preferência entre grande parte das pessoas, podemos citar sua grande versatilidade.

Fora os diferentes ambientes em que ele pode ser instalado, a opção conta ainda com uma ampla gama de cores. Sendo assim, inclui possibilidades que permeiam a personalização dos espaços, de acordo com a padronagem escolhida.

O crescente ‘espinha de peixe’ é um deles, no qual o material é aderido ao chão de maneira diferenciada. Aliás, outros padrões ainda podem ser adotados, ficando apenas por conta da sua imaginação e permissões da padronagem do material.

Outra característica dos pisos vinílicos a ser destacada é sua alta resistência, a qual faz do mesmo um excelente investimento.

Por fim, mas não menos importante, quando falado sobre praticidade incluindo o piso temos sua instalação. Visto que, é permitido fazer a aplicação sobre qualquer superfície já existente no local desejado, a única necessidade é garantir que o piso esteja nivelado.

Além disso, ainda existem tipos de pisos vinílicos específicos para instalação rápida. Isso mesmo! Essa opções tÇem uma aplicação mais fácil ainda. É o caso, por exemplo, da modalidade em click e dos autocolantes.

Maior conforto térmico e acústico

Sim, os benefícios da opção não acabam!

No que tange à proteção térmica e acústica, o piso vinílico sem dúvidas merece ter seu local de destaque.

Devido a possuir uma superfície macia, o piso vinílico não promove a propagação de sons, por exemplo. Sendo assim, isso fornece um ótimo conforto acústico ao local aplicado.

Inclusive, por isso, é muito adotado em apartamentos para evitar o “tec tec” ocasionado por saltos do andar superior para o inferior.

Por não ser considerado um piso frio, ele ainda é o favorito de pessoas que desejam um equilíbrio maior de temperaturas em casa.

Para quem gosta de sentar-se ao chão, tem crianças em casa ou mesmo mora em regiões mais frias, ele pode ser escolha ainda mais inteligente.

 

Piso vinílico: principais características e resistência à água. Foto/Reprodução: Digital Buggu no Pexels

 

Piso vinílico x laminado

Muito se fala sobre o laminado e o vinílico como opções comparáveis. Nesse contexto, podemos dizer que ambos se assemelham por não serem pisos frios, como a cerâmica e o porcelanato, por exemplo. Além disso, os dois possuem uma aparência muito semelhante aos pisos de madeira natural.

Por outro lado, quando trazemos a versatilidade, durabilidade e resistência do vinílico, não podemos colocá-los como iguais. Sendo assim, é importante saber que existem algumas divergências e o laminado perde em resistência. 

Além disso, o vinílico também não pode ser colocado em áreas molhadas, nem mesmo recebe bem quedas acidentais de líquidos, que devem ser enxugados de sua superfície na sequência. 

Dessa forma, somos direcionados ao nosso último tópico:

O  piso vinílico pode ser molhado?

Apesar do que se conhece popularmente, este revestimento possui sim certa resistência ao contato com a umidade e a água. No entanto, é preciso ter em mente algumas observações:

Se você quer saber se é possível passar um pano úmido dele, a resposta é sim. Contudo, se você deseja jogar água de balde no mesmo, precisamos lhe informar que é melhor não o fazer!

O contato direto com a água não prejudica o piso, mas a contraindicação se dá ao mofo. Ou seja, quando feito isso com frequência, pode aparecer fungos na parte de baixo do revestimento. Isso porque, é possível que o líquido em grandes quantidades escorra por entre as réguas.

Além disso, a água em excesso também pode ocasionar o descolamento do piso.

Sendo assim, caso você possua o hábito de limpar a sua casa ou espaço comercial apenas com pano umedecido, saiba que é uma excelente opção optar por ele. Do contrário, é melhor adquirir um piso frio.

Gostou dessas dicas?

Quais delas você já conhecia ou mesmo se surpreendeu em saber?

Compartilhe conosco nos comentários!

Caso interesse a você, há ainda a possibilidade de aumentar a durabilidade do piso vinílico por meio de indicações simples. No entanto, muito valiosas para quem o tem ou terá em breve.

Acompanhe-as no próximo post da Sólida Engenharia & Construção.

 

Leia também:

Pisos e revestimentos: conheça dicas importantes para acertar na compra 

Qual é a diferença entre o piso laminado e vinílico

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp