Que fatores são levados em conta em um laudo de avaliação de imóveis?

Em nosso último post, você conferiu em que momentos um laudo de avaliação de imóveis pode e deve ser realizado, o tipo se profissional que pode efetuar esse serviços, além de algumas características que são avaliadas durante esse processo.

Conheça agora mais aspectos e pontos que são levados em consideração em um laudo de avaliação de imóveis, além da importância da contração desse serviço.

Pintura do imóvel

O estado da pintura do imóvel, tanto nas áreas externas, como internas do local também são levadas em conta na avaliação, pois demonstram o nível de cuidado de atenção que os moradores anteriores tinham pelo local.

Fatores como ondulações presentes, sombreados, além de falhas, são alguns dos detalhes observados e que poderão mudar positiva ou negativamente a avaliação do profissional responsável pelo laudo.

Elétrica e hidráulica

Esses componentes estão entre as partes mais importantes de uma avaliação de imóveis, exigindo uma inspeção detalhada do profissional.

Nesse momento, o profissional testará os aparelhos e conexões, assim como ralos, chuveiros, descargas e caixa de energia no local.

Avaliação da fachada do imóvel 

De modo geral, os componentes da fachada, tais como grades, portões, portas e calçadas, devem apresentar bom estado de conservação para que a avaliação do imóvel seja melhor.

Além disso, também são avaliados o funcionamento dos elementos, tais como o funcionamento de portões eletrônicos, por exemplo.

Forros e telhados

Independente do material empregado, que pode variar de gesso a madeira, ou mesmo pvc, entre outros, devem estar todos em boas condições para não depreciar o valor do imóvel.  

O mesmo é levado em conta na avaliação do telhado, que não deve apresentar danos aparentes e nem vazamentos, ou rachaduras.

Vidros

A aplicação de grandes vidros, ou mesmo do material em tamanhos menores,porém com grande número de peças é uma tendência que vai e volta. E que tem grande poder de trazer imponência além de luminosidade aos imóveis onde são empregados. Entretanto, parte da avaliação de um imóvel, consiste-se em observar o estado de conservação desses vidros.

 São levadas em conta a  presença de trincas, arranhões ou mesmo a falta de peças, por exemplo.

 São itens que demandam bastante cuidado na manutenção e por isso, são verificados com atenção pelos engenheiros avaliadores.

Para que serve o laudo de avaliação de imóvel?

O laudo de avaliação do imóvel, consiste-se em um documento comprobatório que certifica a expressão monetária de um determinado bem imobiliário para um propósito, data e situação determinada.

Esse documento pode ser solicitado de diversas formas de, sendo a mais comum entre elas, em casos de processos judiciais nos quais o imóvel esteja envolvido.

Veja também: 10 pontos em que NÃO se deve economizar em uma reforma 

Geralmente, ocorre quando ações envolvem renovação de contrato de aluguel, por exemplo, cálculo de valores para indenização, venda compulsória ou ainda liquidação forçada por requisito de instituição financeira.

Apesar de tudo, o mais corriqueiro é a exigência do documento para fins de compra e venda do imóvel, sendo o documento obrigatório na maioria dos casos de financiamento.

 Gostou das dicas?

 Então não deixe de acompanhar nosso blog para obter muitas mais!

 E não se esqueça! Ao precisar de profissionais licenciados de engenharia para a realização de laudos de avaliação de imóveis, entre em contato com a Sólida Engenharia & Construção.

COMPARTILHE