Elas estão entre as sugestões mais indicadas por paisagistas para deixar o espaço mais verde, arejado e relaxante.
Com a onda urban jungle e os benefícios cada vez mais comprovados de ter plantar no interior das casas, os vasos migraram cada vez mais das áreas externas, para as internas, tornando esses ambientes da casa, cada vez mais verdes.
Mesmo tendo esse movimento crescido de forma significante, as varandas ainda representam o lugar onde as plantas estão mais presentes, principalmente no que tange a apartamentos.
E não é atoa que esse lugar foi bastante destinado a elas, já que conta com uma excelente iluminação, a qual elas necessitam para se desenvolver além do espaço que permite que elas se espalhe com maior liberdade.
Pensando nisso, trouxemos hoje a você algumas das espécies mais indicadas por paisagistas para cada tipo de varanda, tendo em vista a ventilação e quantidade de luminosidade do seu espaço.
Comece pelo principal, a análise e seleção das espécies!
Para a escolha das espécies certas, é primordial, começar pela análise do tamanho das folhas e tonalidades da planta desejada.
Plantas com folhas menores e de tonalidade mais clara, tendem a gostar de uma maior quantidade de luz solar.
mais claras, geralmente, gostam de mais sol. Enquanto as folhas grandes e verdes preferem ambientes de sombra ou meia sombra.
Por isso, se sua varanda é ensolarada, lhe indicamos o jasmim amarelo, que floresce de maneira intensa durante todo o ano.
Frutíferas
Espécies frutífera, tais como a romã e a jabuticabeira também são muito adeptas do sol pleno e por isso são excelentes apostas se esse for o caso do seu espaço.
Espaços com meia sombra
Em ambientes de meia sombra, as espécies mais indicadas são: a costela-de-adão, os asplênios e as também as populares samambaias são boas pedidas.
De forma geral, prefira para meia sombra, plantas sem floração, essas costumam desenvolver-se muito bem em ambientes mais sombreados.
Se mesmo assim você quiser uma opção com floração, recomendamos o spatifilus, além de plantas da família das aráceas e dos filodendros.
Muito vento em seu espaço? Conheça as plantas mais indicadas!
Caso o espaço aberto receba muito vento, as espécies resistentes como o ficus ou a clusia são boas escolhas.
O buxus também tende a aguentar fortes ventanias, basta estar em contato frequente com intensa luz solar.
Espaços envidraçados
Se o seu espaço verde é ou ainda ficará em um local envidraçado, ele se transformará em uma espécie de estufa.
Por isso, aposte em palmeiras de sombra, como chamaedorea, nos filodendros, em begônias, suculentas, que também são de simples manutenção e na árvore da fortuna, uma excelente opção para esses espaços também.
Dica extra!: Mesmo em jardins internos e de cobertura envidraçada, é indicado manter ao menos por algumas horas do dia alguma das folhas dos vidros abertas, para que o ar circule e seja possível a realização adequada da fotossíntese.
Rega
Mantenha regularidade nas réguas, levando sempre em conta a necessidade de cada espécie.
De forma geral as que preferem o sol precisam ser regadas ao menos uma vez ao dia. Já as espécies de meia sombra, podem ser em média duas vezes por semana.
Os horários mais indicados para essa prática é no começo da manhã e final da tarde, quando o sol é menos intenso.
Assim como os espaços verdes, a atribuição de cômodos voltados ao relaxamento são essenciais em nossos lares. Eles nos proporcionam momentos de prazer, e permitem que nossas energias sejam renovadas para podermos focar em nossas atividades seculares.
Pensando em reformar ou adaptar um espaço da sua casa para atender a esse objetivo?
Conte com a Sólida Engenharia!
São 18 anos de experiências e profissionais altamente capacitados, prontos para sanar suas dúvidas e tirar seus desejos e objetivos do papel.
Fale conosco!