Com design sofisticado e que agrega muito aos ambiente de cozinhas e áreas gourmet, a calha úmida vem ganhando cada vez mais popularidade no coração e na casa das pessoas, e não é à toa. Saiba mais:
Você já ouviu falar sobre a opção de utilizar calha úmida? E sobre escorredores de louça embutidos?
Caso a resposta seja positiva, saiba que hoje você poderá conhecer mais sobre os detalhes que permeiam a opção. Mas, se não sabe ainda, está no lugar certo também, pois explicaremos a você. Acompanhe a seguir!
Nos últimos meses, tem sido cada vez mais frequente o uso desse acessório em inox nas casas que estão sendo construídas ou reformadas.
Trata-se de uma predileção que agrada muito aqueles que amam uma boa organização e, sobretudo, os profissionais responsáveis pelos belos projetos das residências: os arquitetos!
Mas, o que é uma calha úmida e como ela funciona?
A calha úmida, também conhecida por escorredor embutido, refere-se a uma caixa retangular posta junto à bancada da cozinha, que tem como função escorrer louças, igualmente aos conhecidos escorredores em plástico e metal.
Ela permite que a água escorra dos utensílios diretamente para o esgoto, diferente do item já conhecido por nós.
Como você já deve ter imaginado, um de seus grandes benefícios é, certamente, não ter mais água acumulada em quaisquer lugares da cozinha por conta da louça lavada.
Após instalada, a calha úmida permite o encaixe dos acessórios que suportarão pratos, talheres, copos e outros.
Uma qualidade bastante interessante desse opcional é poder escolher os acessórios que adentrarão nele de acordo com sua necessidade.
Quer um exemplo?
Se na sua casa usam-se copos com maior frequência, é possível escolher um acessório maior para escorrê-los enquanto o para pratos e talheres poderá ser menor.
Além de tudo, esses acessórios podem ainda ser substituídos e reorganizados como você quiser, podendo customizá-los conforme necessário.
Principais vantagens ofertadas pela calha úmida
Como você já pôde observar, a calha úmida reserva diversos benefícios, no entanto, mais que os já citados, o item ainda agrega em economia de espaço
É verdade que o tradicional escorredor portátil de louças pode ser guardado, no entanto, a verdade é que, por uma questão de praticidade e correria do dia a dia, ele acaba ficando sempre em cima da sua bancada.
Além de não contribuir esteticamente, o escorredor comum ainda ocupa um espaço lateral considerável, o que não ocorre no caso das calhas úmidas, já que geralmente ficam localizadas em frente à pia.
Mesmo no que tange às posicionadas na lateral, é possível observar uma otimização muito melhor da área. Resultando em uma utilização muito mais inteligente da bancada.
Fim das poças de água
É natural que, ao colocar as louças para secar, se formem pequenas poças d\’água na pia, que posteriormente necessitam ser levadas para o ralo.
Quando falamos em cubas com calha úmida, isso raramente ocorrerá, já que as mesmas dispensam essa água diretamente para o encanamento de esgoto.
Personalização do seu espaço com a calha úmida
Mais que um belo acessório embutido na cozinha para escorrer louças, você poderá ter, ao alcance das mãos, o que mais necessita no dia a dia. Isso porque o item ainda compreende porta horta, porta facas, garrafas e mais uma infinidade de opções.
Segurança para você e sua família
Por receber acessórios feitos especificamente para cada tipo de louça, as mesmas podem ficar melhor encaixadas no equipamento, permitindo que a incidência de acidentes diminua consideravelmente.
É a opção ideal para peças em vidro, cristal, porcelana e muitas mais.
Um design sofisticado
À primeira vista, você já ficará encantado com a escolha e não é por acaso! Elas são produzidas para estar no nível das bancadas, o que já contribui muito para que não haja grandes interferências visuais no espaço.
Outra vantagem que compreende esse fim é o material em que são produzidas. Além de muito higiênico, o inox é campeão quando o assunto é um design com resultado sofisticado nessas áreas.
Quais são os melhores acessórios para adicionar em uma calha úmida?
E o tamanho ideal? A instalação é segura?
Nos vemos lá!
Veja também:
Montando a bancada da cozinha: conheça as principais optações de materiais
Portas e janelas: um guia para lhe ajudar a escolher as melhores opções para seu projeto