4 maneiras de melhorar o sono por meio da neuroarquitetura

Você sabia que a arquitetura pode influenciar o seu sono de maneira positiva? Isso acontece por meio de elementos que levem materiais naturais, pelo uso da iluminação adequada e também a posição dos móveis. No artigo de hoje vamos falar sobre Neuroarquitetura.

Roupas de cama de qualidade, travesseiros com tecnologia e colchões de boas marcas. Essas são algumas das escolhas que levamos em conta quando desejamos ter uma noite completa e revigorante de sono, mas você sabia que a arquitetura também tem enorme importância nesse propósito? E nós te explicamos!

A neuroarquitetura estuda os impactos dos ambientes físicos em nossa sensação de bem-estar trazendo com isso soluções que promovam descanso e boas sensações tanto no período diurno, quanto noturno, enquanto dormimos.

O sono adequado é indispensável para quem deseja ter disposição e qualidade de vida, afinal, enquanto dormimos nossos hormônios são regulados e produzimos substâncias que são importantes para toda a nossa vida. 

Confira 4 dicas para melhorar o sono por meio da neuroarquitetura

Controle de entrada de luz 

Primeiramente, assim como a luz natural muda ficando mais clara durante o dia e mais escura gradativamente ao entardecer, deve ser a iluminação em nossa casa para auxiliar o sono. 

A incidência de luz faz com que nosso cérebro e corpo entendam que é hora de despertar, ou mesmo permanecer acordado. 

\"Entrada

Ao permanecermos com diferentes luzes ligadas em nosso ambiente da casa, mesmo em períodos noturnos, mandamos a mensagem para o nosso corpo de que ele deve manter-se ativo, e é claro, quando de um minuto para o outro desligamos a luz para dormir, ele demora a entender, principalmente quando fazemos uso do celular, que também emite para os olhos a mensagem que que devemos continuar acordados. 

Para resolver tudo isso indicasse o uso de iluminação que possa ser diminuída gradualmente. 

Além disso, uma solução é usar abajures e luminárias com lâmpadas do tipo amarela, menos intensa.

Prefira cores relaxantes

Tons como branco, rosa claro, azul, verde claro e outras, promovem paz, serenidade, segurança e relaxamento e por isso são muito indicadas para os quartos.

\"Na

Evite tons quentes e que sejam estimulantes.

Cores como o amarelo, o vermelho e o laranja devem ser direcionadas ao ambiente da cozinha, área de lazer e espaço de trabalho. 

Deixe os eletrônicos distantes, se possível!

Durante o sono, nosso cérebro permanece em uma frequência estável e mais baixa, aparelhos eletrônicos, por sua vez tendem a  aumentar essa frequência e por consequência, prejudicar o período de repouso. 

Além disso, o ideal é que qualquer aparelho ou item com função elétrica fique a pelo menos 40 cm de distância da cama. 

Isso vale para aparelhos celulares, tomadas, abajures, televisão e mais. 

Disposição dos móveis segundo a neuroarquitetura para uma boa noite de sono 

Diferente do que se pensa, a distribuição da mobília também precisa ser levada em conta para uma boa noite de sono. 

Por fim, recomenda-se que a cabeceira da cama, por exemplo, nunca fique de costas para a janela, por exemplo, o mesmo vale para a porta. Isso para evitar que o inconsciente se preocupe com algo que poderia surgir de surpresa por ali, mesmo que as chances disso ocorrer sejam muito pequenas ou nulas. 

\"quarto

Simples mudanças soluções para fazer em casa, seja ela pronta ou esteja passando por uma obra que poderão contribuir muito com a sua qualidade de vida e da sua família. 

Já conhecia alguma dessas dicas? 

Compartilhe conosco nos comentários e o link desse artigo com aquele seu amigo que precisa dormir melhor. 

Veja também:

Minimalismo na arquitetura: a predominância do essencial

COMPARTILHE