Planta baixa: Saiba o que é, para que serve e como é feita

Economia na obra, melhor perspectiva do projeto e segurança, são apenas algumas das vantagens em contar com uma planta baixa. Mas você sabe bem o que ela é, como é feita e que processos podem ser facilitados em uma construção quando você possui uma? 

Acompanhe nosso artigo a seguir que lhe contamos tudo o que precisa saber sobre o assunto de forma prática e otimizada. Se estiver em dúvida sobre ter ou não uma planta baixa na obra que iniciará, as indicações de hoje poderão te ajudar também na tomada dessa decisão. Veja: 

O que é uma planta baixa? 

Primeiramente, a planta baixa é parte fundamental de qualquer projeto de arquitetura.

Primeiramente, trata-se de um desenho técnico que traz uma perspectiva de como será uma futura obra.

Além de obrigatório, esse desenho auxilia tanto os profissionais, como os clientes, de maneira que possam ter mais assertividade de como ficarão e também como serão distribuídos os espaços.

O desenho é feito a partir de um corte horizontal imaginário à altura de 1,50m do piso.

Além disso, a partir da aprovação do desenho é possível seguir para os próximos passos da obra, tais como projeto estrutural, elétrico, hidráulico, de interiores e paisagismo.

Passos esses que quando seguidos e respeitados aproximam os clientes muito mais de uma obra com menos ou nenhuma dor de cabeça. Afinal, estará tudo planejado e com isso, tende-se a diminuírem os problemas e imprevistos na obra.

Como é feita uma planta baixa?

Para criar uma planta baixa, são usados geralmente programas específicos para arquitetura ou desenvolvimento de projetos 2 e 3D.

AutoCAD e Revit, são nomes de dois muito populares e que servem para a função.

Afinal, esses programas otimizam muito o tempo dos profissionais, além de permitirem um detalhamento maior dos projetos.

Conheça os tipos de planta baixa

Existem 3 tipos mais comuns de planta baixa, eles são:

  1. Em 3D

É referente a técnica utilizada para criação de plantas com maior realismo, o que significa que a opção permite ver de antemão uma réplica do imóvel ou espaço comercial finalizado.

    2. Planta baixa técnica

\"\"

É um desenho técnico, como seu nome já indica, feito por meio de linhas, com informações sobre métricas, aberturas da obra como portas que terão, janelas, delimitação do espaço externo e outras informações que simulam o imóvel como se estivesse sendo visto de cima.

Além disso, o documento é essencial, pois, além de tudo, é por meio dele que uma construção é ou não autorizada.

No caso de se desejar realizar um financiamento para pagar parte da obra ou ela por completo, a análise da planta baixa técnica ditará também se o que foi desenhado entra nos critérios do tipo de financiamento que foi solicitado.

    3. Humanizada

É muito utilizado na apresentação de projetos, principalmente quando é contratado também o de interiores, pois essa predileção mostra o espaço todo ambientado, já com os revestimentos escolhidos, a simulação dos móveis e decoração que o local poderá ter.

\"\"

Por fim, é uma excelente alternativa para quem deseja entrar na casa dos sonhos com tudo já pronto e otimizado para sua família, leva em conta a beleza dos ambientes, ou ainda não tem muito tempo disponível, criatividade ou ainda habilidades para decorações.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? 

Então compartilhe sua opinião conosco nos comentários e esse artigo com aqueles amigos que estão planejando construir nos próximos meses!

Fique agora com algumas opções de projetos desenvolvidos por nós da Sólida Engenharia: 

COMPARTILHE