O levantamento quantitativo de uma obra é um elemento extremamente necessário para se ter um orçamento eficiente e que se aproxime do real.
Quando se faz um projeto de construção, ou até mesmo de reforma, é necessário fazer esse levantamento para não ter gastos desnecessários e nem desperdício de materiais.
Dessa forma, é preciso conhecê-lo para fazê-lo de forma correta e eficiente.
Nesse artigo vamos falar sobre o levantamento quantitativo de uma obra, o que é e como fazer um. A ideia é sanar todas as dúvidas no decorrer da sua leitura.
O que é levantamento quantitativo de uma obra?
O levantamento é o processo que irá determinar a quantidade de serviço e materiais que será realizado em cada empreendimento.
O principal objetivo é levantar informações para fazer o orçamento geral da obra. Por isso, ele é tão importante e imprescindível quando estamos falando em construção civil, independentemente do tamanho do projeto.
Dessa forma, conseguimos ver o levantamento quantitativo de uma obra como o ponto de início. Como existe uma grande demanda de trabalho e esse orçamento precisa ser preciso, terá que ser feito um estudo bem detalhado do projeto.
A tecnologia está a favor do desenvolvimento do levantamento, pois atualmente existem várias ferramentas para auxiliar nesse trabalho. Antes, toda essa etapa era feita de forma manual e estava sujeita a muitos erros.
Entre os dados levantados nesse quantitativos estão:
– gastos com materiais;
– horas necessárias para os trabalhadores realizarem suas atividades;
– área de pintura;
– metros lineares de meio fio;
– volume de concreto;
Benefícios do levantamento quantitativo de uma obra
Uma das maiores vantagens de fazer um levantamento quantitativo em uma obra é que, por ele, será possível ter uma noção clara do quanto será gasto. O levantamento vai mostrar, de forma precisa, o que poderá ser investido na obra. Dessa forma, será possível ter certeza se o trabalho será viável economicamente ou não.
Outro benefício bem importante é que o levantamento irá auxiliar a qualificar os gastos em cada fase da obra, já que sabemos que qualquer projeto de construção é realizado por etapas.
Mais um benefício que tem que ser levado em contas é que, mediante ao levantamento estruturado e planejado, você terá como prever o prazo de execução e finalização do trabalho. Tudo isso é possível porque com o levantamento quantitativo, a obra tende a ser realizada sem imprevistos e contratempos.
Como realizar o levantamento de uma obra
Já vimos que ter o levantamento quantitativo da obra irá auxiliar a não ter gastos desnecessários, além de saber exatamente o tempo que ela vai durar e quanto vai gastar em cada etapa. Isso traz segurança financeira para quem está construindo e quem é responsável pela obra.
Nesse sentido, listamos algumas dicas que não podem ficar de fora na hora de produzir o levantamento quantitativo de sua obra. Confira:
1 – Fazer a estrutura analítica do projeto
Também conhecida como EAP, a estrutura analítica é a lista que trará detalhadamente todos os serviços que serão realizados na obra. Com ela em mãos, seus dados serão utilizados na produção do levantamento quantitativo. É a EAP que irá garantir um levantamento exato. Por isso, dedique um tempo para essa etapa.
2 – Ter o projeto completo
Outro item importante para dar mais consistência e base ao levantamento é o projeto da obra. A partir das medidas verificadas no projeto, são feitos os cálculos de área, unidade, volume e material gasto para cada serviço.
É no projeto que são determinadas e especificadas as características técnicas, além de separar os produtos adequadamente.
3 – Criar uma planilha
Com o objetivo de facilitar a organização, entendimento do projeto, revisão e alteração dos quantitativos, criar uma planilha de levantamento é muito importante.
Dessa forma, os cálculos, as especificações técnicas, as características específicas, o local de utilização serão semelhantes e irá reduzir possíveis erros.
4 – Entender os cálculos
Essa talvez seja a dica mais importante, pois para fazer um levantamento quantitativo é preciso compreender como cada produto, ou tempo de serviço, deve ser calculado.
A primeira coisa é ter em mente que alguns materiais são medidos por metro linear, outros por metros cúbicos e outros por metro quadrado. Ainda existem aqueles que são calculados por peso e outros por unidades. Tudo isso precisa ser levado em consideração, pois irão fazer diferença no cálculo final.
Outro detalhe importante na hora de realizar os cálculos é que, ao multiplicar as quantidades levantadas, todas elas precisam estar relacionadas ao custo unitário. Além disso, é importante conhecer as porcentagens que são usadas para evitar um desperdício de material e serviço.
É através desses cálculos que é realizado o BDI, bonificações e despesas indiretas, além dos cálculos diretos. Nessa fase é importante usar as composições de custos unitários, de acordo com cada material ou serviço.
Enfim, é por meio dessas composições que será determinado os quantitativos.
5 – Separar o serviço de acordo com a especificação
O ideal é agrupar os serviços com as mesmas especificações técnicas para manter a memória do cálculo e apresentar, de forma simultânea, a quantidade final.
Dessa forma, será possível determinar quais os materiais, produtos e serviços que mais irão impactar o orçamento. Além disso, essa ação irá ajudar na produção da Curva ABC, que mostra quais os produtos e serviços possuem o maior custo.
6 – Organizar os registros
É bem importante manter todos os registros muito bem organizados. Assim, quando for fazer os cálculos da quantidade total de material ou serviço, a conta deve ser objetiva e clara para saber de onde saiu cada informação.
7 – Fazer a implementação do BIM
O BIM (Building Information Model) é a modelagem da informação na construção, que modifica a forma de projetar e construir, pois permite que várias atividades de uma obra sejam automatizadas.
O levantamento quantitativo pode ser automatizado quando as plataformas e softwares BIM são usados da forma correta. Tudo isso irá economizar tempo de trabalho, além de aumentar as chances de acertos no processo.
Para saber mais sobre BIM, clique AQUI.
8 – Contratar uma empresa especializada em levantamento quantitativo
Já entendemos a importância de fazer o levantamento quantitativo de uma obra. O quanto ele pode ajudar na hora de programar a quantidade de material e de horas trabalhadas em qualquer tipo de construção.
Mas é importante lembrar que você não precisa fazer isso sozinho. Existem empresas especializadas em fazer o levantamento para você. A Sólida Engenharia está pronta para lhe atender, pois conta com profissionais altamente qualificados, com experiência em todos os processos de uma obra, inclusive no levantamento quantitativo.
Com uma empresa de confiança, você poderá ficar tranquilo que sua obra será bem gerida e sem desperdício de materiais.
Clique AQUI e faça um orçamento com a Sólida Engenharia.
Veja também:
Como ter a casa dos sonhos