A construção civil tem tido diferentes renovações com o passar dos anos e, de uma forma positiva, a construção modular faz parte desse tipo de renovações.
Tendo como um dos objetivos a otimização de processos, aumentando sua qualidade e entregando as edificações em menor tempo, a construção modular tem crescido muito no Brasil, após ter virado tendência no mundo todo.
Contudo, não ache que o processo da construção modular é um formato novo. Isso porque, a construção pré-fabricada atravessa diferentes momentos da arquitetura mundial.
Assim, eventualmente as práticas que vemos atualmente, além da logística que é diferente, a construção modular tem se modernizado todos os dias.
Então, por esse motivo, a construção modular tem sido uma grande facilitadora, criando uma edificação com mais qualidade, segurança, economia, agilidade e redução da geração de resíduos.
Por isso, se você quer entender mais sobre a construção modular funciona, quais as suas vantagens e porque ela tem sido tão utilizada mundialmente, esse artigo é para você.
O que é a construção modular?
A construção modular é um método de construção que tem crescido nos últimos anos. Esse processo tem se baseado na construção de módulos individuais que são pré-fabricados, em linha de montagem e instalados no local da obra.
Esses módulos podem ser feitos de diversos materiais, como madeira, vidro, concreto, aço e outras matérias primas, utilizadas na construção pré-fabricada.
Assim, essa metodologia comporta diversas técnicas e é eficiente para produzir processos simultâneos, com um custo reduzido e reduzindo o prazo da obra.
Por esse motivo, também, é comum que as construções modulares sejam entregues mais rápido que as construções de alvenaria comum.
As construções modulares no Brasil tem diferentes designs, abrindo um leque de possibilidades para as criações arquitetônicas, facilitando a construção personalizada.
Assim, é cada vez mais comum que casas, prédios, escolas e hotéis apostem nas construções modulares, dando mais conforto ao usuário e sendo entregue cada vez mais rápido.
Além disso, a construção modular pode ser feita fora do local onde a obra acontece, sendo conhecida como “offsite”, ou fora do local de construção.
Quais os usos para as construções modulares?
Como supracitado, não são apenas casas que podem ser desenvolvidas por esse método de construção.
Isso porque ela pode ser adaptada para diferentes fins, sendo até mesmo usada na Fórmula 1, sendo usada como um método de diminuir o tempo para a troca de materiais entre as diferentes corridas.
Assim, as construções offsite têm sido uma grande aposta para diversas áreas e, com isso, adaptando a construção para o que for preciso.
Então, não se espante ao descobrir que aqueles enormes prédios que você vê em vídeos sendo construídos em dias são projetos de construções modulares, com parte deles sendo construídas em áreas fora do “canteiro de obra”.
Ou seja, essa tecnologia tem sido desenvolvida e aproveitada para que, cada vez mais, os objetos pré-fabricados tenham espaços nas construções.
Assim, a construção modular pode ter diferentes fins, mas feitos pelo mesmo meios. Desse modo, casas, lojas, prédios, indústrias e galpões podem ser adaptadas para os projetos especiais.
Ou seja, em outras palavras, toda e qualquer construção que pode ser feita no modelo tradicional, pode ser adaptada para as construções modulares.
E lembre, as construções pré-fabricadas não ficam fechadas somente ao simples e básico. A construção modular pode ser adaptada para qualquer projeto, sendo até mesmo para os de alto padrão.
Quais são as vantagens de construção modular?
Existem algumas vantagens já supracitadas, como a velocidade e a personalização da obra.
Assim, por existir uma demanda de um ambiente mais seguro, esse tipo de construção melhora as condições de trabalho e reduz ainda mais os riscos de acidentes.
Esses projetos dialogam bem com as ferramentas BIM, que torna muito mais fácil a visualização e avaliação das instalações, transformando a identificação das medidas mais eficientes e rentáveis.
Além disso, existem outras vantagens que a construção modular traz para quem a utiliza.
Velocidade
Como dito mais de uma vez, as construções modulares conseguem ser entregues em um tempo muito menor que as construções comuns. Isso porque ela pode ser planejada de uma forma direta para garantir o uso das partes, sem que seja necessário ajustes e refazer processos.
Assim, se você investir em uma construção modular, você estará economizando tempo, trazendo mais eficiência para sua obra e entregando ela em um tempo menor, facilitando ainda mais para os futuros usuários.
Sustentabilidade
Esse tipo de construção faz parte dos conceitos de construções verdes ou, como também é conhecido, o green building.
Isso porque o uso de menos matérias primas não renováveis – como água – é reduzido, já que todo o projeto é feito de uma forma organizada para que seja utilizado apenas o que é fabricado.
Assim, evitasse o desperdício de materiais, diminuindo o impacto no meio ambiente, o consumo de energia e água.
Controle
Como todo o material é pré-fabricado e é pensado na utilização direta para a obra, você terá maior controle de tempo, materiais e recursos da obra.
Assim, você terá uma destinação maior do tempo, da segurança do local e até mesmo de quem está fazendo cada parte, já que as equipes conseguem se dividir melhor.
Versatilidade
Como o material é planejado de uma obra para a outra, você tem uma liberdade maior para adaptar o seu projeto e transforma a sua obra no que você deseja.
Se você deseja entender mais sobre o uso das construções modulares e como elas podem ser adaptadas para o seu projeto, venha já para a Sólida Engenharia e Arquitetura.
Aqui nossa equipe estará preparada para tirar todas as suas dúvidas, indicando os melhores materiais e as melhores formas para colocar seu plano em prática.
Veja mais: