Nos dias atuais, o isolamento acústico tem sido um dos itens mais pedidos em novas edificações.
Isso porque o barulho de fora de sua edificação é mais incômodo do que o normal, já que nesse processo de urbanização, existem diferentes barulhos do exterior que podem atrapalhar o interior.
Trânsito, construções, aparelhos dos vizinhos e conversas de fora da sua edificação podem ser os exemplos mais comuns.
E, por esse motivo, o isolamento acústico tem sido um item de conforto para os moradores, já que reduz a passagem de som para o interior do imóvel.
É necessário notar que edificações mais antigas não possuem – ou poucas têm – um sistema de isolamento acústico. Porém, isso mudou nos últimos 10 anos, já que a NBR 15.575 determina novas condições para edificações possuírem isolamento acústico.
Então, se você quer entender como o isolamento acústico funciona, quais as suas vantagens e como fazê-lo, esse artigo é para você.
O que é isolamento acústico?
O isolamento acústico não é somente a impedir a passagem de barulhos de um ambiente para o outro, apesar de fazer parte do conceito.
Essa técnica tem se tornado cada vez mais comum na construção civil nos últimos anos e tem como objetivo diminuir a passagem do som entre as paredes.
Ou seja, o conceito de isolamento acústico é definido pela capacidade de um material em bloquear o som ou ruído entre diferentes ambientes.
Assim, ao isolar o barulho externo, deixando ruídos do lado de fora do ambiente isolado, provocando um conforto e melhor qualidade de vida, dizemos que aquele ambiente possui um bom isolamento acústico.
Desse modo, o isolamento acústico se apresenta em mais de uma forma, já que o som se propaga de mais de uma forma.
Os tipos de isolamentos acústicos são o isolamento de ruído aéreo e o isolamento de ruído de impacto.
Essa divisão é feita para adaptar os dois tipos de propagação de som e, assim, garantindo o melhor isolamento para cada situação.
Assim, o isolamento do ruído aéreo é caracterizado por vozes, trânsito, aviões, construções, fábricas ou música. Esse isolamento é feito, geralmente, por barreiras como paredes, divisórias, portas e janelas.
Quanto maior o peso ou a massa dessas barreiras, maior será seu índice de isolamento acústico.
Já o isolamento de ruído de impacto, como passos de apartamento superiores, é feito por meio de um sistema de amortecimento, como pisos flutuantes, evitando que o impacto do piso com a estrutura principal.
Assim, ao construir a edificação, é comum que sejam usadas técnicas para que o isolamento aconteça e traga mais qualidade de vida aos usuários.
Quais as vantagens de utilizar o isolamento acústico?
Bem, nada como uma boa noite de sono ou uma tarde de descanso sem barulhos externos atrapalhando seu dia, não é mesmo?
Assim, o isolamento acústico tem vantagens diretamente no dia a dia das pessoas, entregando mais qualidade de sono ou de vida.
Além disso, o conforto é garantido nas habitações, já que a utilização de novas tecnologias permite a melhoria de processos e o aumento na qualidade dos materiais, como em paredes e lajes.
E, ao apostar no isolamento, você tem a principal vantagem garantida: a diminuição da poluição sonora.
Afinal, o isolamento acústico tem como principal função diminuir o barulho que porventura pode vir do ambiente externo e, diminui a interferência do movimento da rua dentro de casa.
Além disso, que tal você conseguir ter uma privacidade maior, isolando o barulho que você mesmo produz – afinal, todos produzimos barulho – e podendo viver a vida tranquilamente?
Então, essa é outra das vantagens que ter um bom isolamento acústico tem. Afinal, você não terá a propagação do seu som acontecendo para o cômodo ao lado.
Assim, ao apostar em um bom isolamento acústico para sua edificação você pode ter a certeza que do mesmo modo que o som não entra, ele não irá sair de seu cômodo.
E deve se notar que não existe uma regra específica de quando usar o isolamento acústico e, por isso, você pode utilizá-lo quando achar necessário.
Afinal, com essa tecnologia integrada em toda a sua edificação, você tem a certeza que terá um ambiente silencioso e sem problemas externos.
E como realizar o isolamento acústico?
A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e edificações mais novas não são necessárias paredes grossas – como antigamente – para ter um isolamento acústico.
Isso gera uma melhora nos materiais usados e também uma diminuição de recursos, já que não será necessário gerar paredes grossas.
Então, conheça os materiais mais comuns para serem usados em isolamento acústico.
Lã de rocha
A lã de rocha é feita de um tipo de rocha vulcânica. O material é resistente ao fogo e tem uma ótima absorção acústica. A lã de rocha pode ter diferentes formas, sendo que pode ser encontrada em manta, flocos ou painéis.
Lã de vidro
Assim como a lã de rocha, a lã de vidro também tem boa eficiência acústica e não entra em combustão. A diferença entre os dois é a origem delas, já que a lã de vidro é feita a partir de sódio e sílica em alta temperatura.
Espumas acústicas
As espumas podem ser fabricadas de diversos materiais, como o poliuretano, mas devem ter aditivos para impedir o alastramento de fogo e a propagação de fumaças.
Borrachas sintéticas e lã de PET
Ambas têm grande apelo sustentável, já que são fabricadas de material reciclado e, por isso, auxiliam em uma possível obra verde. A borracha sintética é produzida de pneus, já a lã é produzida na reciclagem de garrafas de plástico.
Se você está planejando adaptar um cômodo em sua edificação ou criar uma obra do zero com isolamento acústico, venha para a Sólida Engenharia e Arquitetura. Com uma equipe totalmente preparada, estamos prontos para tornar o seu planejamento realidade.
Veja mais: