Dentro do ramo da engenharia civil existem diversos tipos de construção. Alguns são mais conhecidos e utilizados no Brasil do que outros, mas todos possuem suas vantagens. Confira cada um deles!
No Brasil, o material mais comum nas edificações é a alvenaria convencional. Mas existem outros como alvenaria estrutural, wood frame, steel frame e concreto.
Alvenaria Convencional e a construção civil
As construções de alvenaria são compostas por pilares, vigas e lajes de concreto armado, os quais são responsáveis por sustentar a edificação, enquanto que o material serve apenas para separar e vedar ambientes.
Diante das vantagens de usar a alvenaria na construção estão a disponibilidade de mão de obra e materiais, a facilidade para futuras reformas e não exige qualificação da mão de obra. Em contrapartida, pode acabar sobrando material, fazendo com que o gasto seja maior.
Alvenaria Estrutural
O segundo tipo de alvenaria utiliza blocos cerâmicos ou de concreto para juntar a estrutura e vedação da edificação.
Diferente da convencional, a alvenaria estrutural exige mão de obra especializada para que as paredes fiquem niveladas e sustentem a edificação adequadamente.
As vantagens desse tipo de construção civil é que as edificações são mais rápidas e mais fáceis de construir, o resultado final possui mais qualidade e o gasto e desperdício de materiais são menores.
Wood Frame e Steel Frame
Como o próprio nome diz, a construção wood frame é feita com madeira maciça, a qual possui um sistema de proteção contra o vento. Além de uma estrutura de madeira autoclavada para evitar cupim e umidade.
O wood frame ainda reduz a quantidade de resíduos e possui baixo custo por usar madeira de reflorestamento.
Já o tipo de construção steel frame, utiliza aço galvanizado e placas cimentícias, de madeira ou drywall para o fechamento.
Ao utilizar esses dois materiais, o canteiro de obras se mantém organizado, a construção fica pronta mais rapidamente e também é excelente para isolamento acústico e térmico.
Container na construção civil
Apesar de ser menos comum, os containers estão sendo cada vez mais utilizados na construção civil por conta da sua praticidade e pelo material sustentável.
Concreto
Por fim, na construção de concreto, as paredes são feitas de concreto armado. Sendo portanto, mais resistentes ao fogo e há pouco desperdício de material.
Podendo ser dividido em concreto protendido, esse tipo de estrutura possui aço de protensão tracionado e ancorado no concreto. Sendo muito utilizado em pontes, viadutos e estacionamentos, por exemplo.
Gostou de saber os tipos de construção civil? Então confira o nosso blog para ter acesso a outros artigos como este e lembre-se, ao buscar por uma construtora especializada, entre em contato com a nossa equipe.
Veja também:
Argamassa: O que é e quais os tipos?