Saiba a importância da tecnologia na engenharia

por Sólida Engenharia
0

A engenharia é o mercado tecnológico que sempre esteve à frente de outros setores no que se trata de inovação. Mas com a velocidade do avanço da tecnologia da informação e comunicação no mundo, muitas mudanças vêm acontecendo na sociedade e no mercado corporativo. Isso influencia diversos campos da economia, ciência e educação.

A todo momento são criados produtos e serviços que ajudam a melhorar e facilitar a entrega de um serviço. Com essa evolução em ritmo acelerado, as empresas de engenharia também estão sendo forçadas a evoluir e realizar pesquisas profundas de processos, materiais e ferramentas para usá-la da melhor forma.

Nesse artigo vamos conhecer a importância da tecnologia na engenharia e algumas ferramentas que o mercado vem adotando para continuar competitivo. 

 

Qual a importância da tecnologia na engenharia?

A tecnologia na engenharia permite uma utilização mais racional de recursos e elementos necessários para executar uma obra. Entre elas podemos destacar: como materiais, mão de obra, ferramentas, processo e tempo. Confira os principais benefícios que esses avanços tecnológicos estão trazendo para o mercado da engenharia:

  • Aumento da produtividade – com o uso certo da tecnologia é possível eliminar muitos processos e trabalhos manuais, diminuindo assim o número de erros.

  • Redução de custos – a automação na obra traz uma redução de custos bem significativa. Com a capacidade dos construtores de antecipar e prever riscos em todas as etapas do projeto, é possível controlar com mais precisão os gastos com insumos e equipamentos, além de fazer um melhor uso de todos os recursos.
  • Relacionamento em todas as operações – a inovação tecnológica permite reduzir os gastos em muitas tarefas e otimizar o relacionamento entre todas as operações, permitindo o acompanhamento de prazos e a resolução de problemas de forma mais rápida e em tempo real.

  • Fortalecimento da comunicação – com a tecnologia é mais rápido e fácil a comunicação entre gestores e equipe, agilizando, também, a resolução de problemas e tomada de decisões de forma rápida.
  • Segurança ocupacional – toda essa transformação digital ajuda a aumentar a segurança ocupacional, porque os dispositivos são projetados para operações inteligentes, incluindo equipamentos de proteção individual e coletivo de alta tecnologia.
     

Quais as principais inovações tecnológicas na engenharia?


Como já vimos, está claro que as inovações tecnológicas são capazes de transformar a Engenharia em todas as etapas, desde o planejamento até a entrega da obra. As mudanças acontecem constantemente, mas entre as principais tecnologia na engenharia podemos destacar:

  • Digital Twins – também conhecidos como gêmeos digitais, essa tecnologia corresponde a representação virtual de objetos reais. Eles são desenvolvidos como parte do processo BIM (Building Information Modeling). Conhecidos por trazerem as informações geradas e mantidas ao longo de uma edificação.

    A construção civil utiliza eles em diversas formas. Entre elas estão a melhora no entendimento das estruturas de materiais, prototipagem mais eficientes, maior previsibilidade, digitalização de processos antes e durante os projetos, além de automatizar cálculos.

    Portanto, a capacidade de ele mostrar as falhas de uma estrutura antes que o projeto saia do papel, também é um bom exemplo. Todos os dados são baseados em amostras semelhantes ao projetado. Isso possibilita que os profissionais possam prever e avaliar as características do projeto para ter a máxima eficiência nos resultados.

 

  • Nanotecnologia – na engenharia civil é algo bem diferente do que geralmente ouvimos falar. Ela é a tecnologia capaz de criar objetos de qualidade superiores aos existentes no mercado a partir da organização dos átomos e moléculas de forma desejada. Na engenharia civil ela traz inovações no desenvolvimento de materiais mais resistentes, mais seguros e de baixo custo de produção.

    Um exemplo são os nanotubos de carbono para produção de cimentos e concretos. Eles ajudam a aumentar a resistência às tensões exercidas pelos materiais utilizados na construção.

    Outro exemplo é a criação de vidros autolimpantes, que mantêm a superfície sempre limpa, independentemente das condições climáticas como chuva e radiação ultravioleta.

 

  • Bioconcreto – também conhecido no mercado como concreto vivo ou concreto inteligente é um material criado para resolver problemas como rachaduras no concreto, que podem aparecer após um tempo de uso.

    Entendemos assim que a mistura, que é muito parecida com a do concreto convencional, contém agentes de cura que são bactérias dormentes que permanecem próximas a uma fonte de alimentos (lactato de cálcio). Eles estão em uma espécie de cápsula de plástico biodegradável e, à medida que o concreto sofre infiltrações, a água vai despertando esses microrganismos. Ao se alimentarem com o lactato, eles vão produzindo calcário e preenchem as rachaduras no concreto. 


  • Concreto poroso – esse material segue a linha de inovações do concreto e é utilizado para o combate de inundações urbanas, quando utilizados em engenharia de estradas e calçadas.

    Composto por partículas de areia e pedra, a porosidade deste material facilita a drenagem e absorção de água durante a chuva, além de ajudar a reduzir a temperatura por causa da sua cor esbranquiçada, que reflete melhor os raios solares.

 

  • Impressora 3D – é uma tecnologia utilizada para imprimir qualquer objeto através de três dimensões (altura, largura e profundidade). Essa impressora está transformando os processos de fabricação e produção e é um destaque da tecnologia na engenharia.

    Um exemplo de utilização da impressora 3D na engenharia foi a construção de um prédio de dois andares em Dubai, no início de 2020. Três trabalhadores foram enviados até o local da obra para imprimir as paredes e tetos, fazendo protótipos rápidos para a construção e desenvolvimento da obra. O projeto foi concluído com uma mistura de pastas recicladas, gessos, cimento e fundação.

    A impressora 3D é, sem dúvida, uma das inovações mais impressionantes dentro da tecnologia para engenharia civil.

 

  • Produtos pré-fabricados – estão se tornando cada vez mais populares na engenharia civil, pois tendem a economizar dinheiro e tempo da obra. As estruturas pré-fabricadas são utilizadas para diferentes finalidades.

    Um exemplo muito usado na construção civil é o drywall, que é uma divisória leve, versátil e que evita sobrecarregar as estruturas do restante da obra. Por serem fáceis de transportar e remover, facilita muito a entrega do projeto. Algumas pessoas ainda têm preconceito, pois acham que ela não atende os requisitos de impermeabilização, acústica e conforto térmico, mas isso é só um mito.

 

  • Robôs-cupins – foram criados a partir de uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, que observou como os cupins e formigas constroem as estruturas de onde vivem.

    Esses pequenos robôs trabalham juntos em canteiro de obras e são capazes de usar seus sensores para detectar, capturar e ajustar blocos de concreto ou madeira.

    Portanto esses robôs, são pré-programados com informações do projeto e as regras que precisam seguir. É uma inovação da tecnologia na engenharia que simplifica o trabalho e traz um ganho expressivo de tempo de conclusão do projeto.


  • Automatização e estações robóticas – seguindo a ideia de robôs nos canteiros de obras, algumas inovações da engenharia civil estão sendo aplicadas às máquinas automatizadas.

    As máquinas são controladas remotamente por técnicos treinados e, além de uma produção em grande quantidade, elas trazem agilidade e segurança a todos os processos.

    Um exemplo são as tarefas operacionais como apertar parafusos, que podem ser feitas como este dispositivo ao invés de desperdiçar mão de obra com esta função. O mesmo pode acontecer para soldar peças, assim evitará expor o trabalhador ao perigo.As estações robóticas conhecidas pela topografia são utilizadas na fase inicial das obras. Eles fornecem informações mais rápidas sobre o tamanho a ser construído, além de monitorar a estrutura do terreno em que a construção está registrada.

 

  • Realidade aumentada – conhecida como uma tecnologia imersiva, ela faz diferença nos projetos de construção civil. Com o auxílio de softwares para impressão de realidade aumentada, os profissionais da engenharia civil podem corrigir possíveis erros ou até mesmo identificar falhas nas construções já executadas.

    Então, um exemplo onde é usado a realidade aumentada é para ver pequenas rachaduras que não seriam vistas se não estivessem comprometendo parte da estrutura de uma construção.

    Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, a transformação digital e a evolução da tecnologia não se restringem aos ambientes fabris e no mercado de vendas online. Ela está impactando positivamente todos os setores da economia, inclusive o da engenharia.A tecnologia na engenharia representa um grande passo em direção a uma melhor prestação de serviço ao consumidor, sobretudo na estratégia para que os construtores consigam produzir mais, com mais qualidade, menos gastos e de forma mais ágil e assertiva. Investir em equipamentos, técnicas e materiais mais modernos, trará vantagem para todos, principalmente para o consumidor final.

 

Gostou do artigo de hoje? Então acompanhe o blog para mais conteúdos como este. 

 

Não esqueça de contratar uma construtora especializada como a Sólida Engenharia e Construção para realizar a reforma ou obra do seu espaço.

 

Veja também:

Projeto de engenharia: Saiba o que é

 

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp