Fontes de energia renováveis: Conheça as principais opções

por Sólida Engenharia
0

Além de economia a longo prazo, as opções de energia renováveis ainda contribuem com o meio ambiente.

Diversos países ao redor do mundo já entenderam a importância de se pensar em energia alternativa ou renováveis e, por isso, estão investindo dinheiro e recursos em projetos que utilizam essas fontes.

Entre as principais estão a energia solar, a eólica, a geotérmica, a biomassa e a energia das marés (maremotriz).

Essas fontes de energia renováveis são as mais abordadas em projetos que desejam minimizar o aquecimento da Terra e ainda contribuir com uma independência em relação ao petróleo.

Mas o que são energias renováveis?

São aquelas que vêm de recursos naturais, ou seja, que são naturalmente reabastecidas, como por exemplo, por meio do sol, chuva, vento, marés e energia geotérmica.

É importante ressaltar que nem todo recurso natural é renovável, como é o exemplo do carvão, urânio e petróleo, que são retirados da natureza, porém existem em quantidade limitada. Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis.

A energia eólica

Trata-se de uma das opções mais sustentáveis, quando o assunto é energia renovável.

Isso porque a energia eólica é obtida por meio do vento, ou seja, pela utilização da energia cinética gerada por correntes atmosféricas.

Esse tipo de geração de energia tem sido utilizado desde a antiguidade, como é o caso de barcos a vela, por exemplo.

Assim como a solar, ela também é beneficiada pelo Sol, que aquece a superfície da Terra de maneira não homogênea, gerando locais de baixa pressão e outros de alta pressão, fazendo com que o ar se mova e gere fortes ventos.

Apesar de sua eficiência e valor sustentável, há quem se oponha a esta utilização, tendo em vista as alterações estéticas que causa à paisagem.

Biomassa 

A energia da biomassa é a que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal, para a produção de energia calorífica e elétrica.

Durante a transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, tais como o gás de síntese, o biogás, o biodiesel e outros.

A formação de biomassa a partir de energia solar acontece graças ao processo da fotossíntese.

Por meio da fotossíntese, uma substância presente nas plantas chamada clorofila, transforma o dióxido de carbono e a água em materiais orgânicos, os quais possuem um alto teor energético capaz de alimentar outros seres.

A biomassa através desse processo armazena a energia solar sob a forma de hidratos de carbono.

A energia armazenada no processo fotossintético, posteriormente pode ser transformada em calor, que por sua vez, libera dióxido de carbono e a água armazenados.

Esse calor pode ser usado em várias funções, como movimentar motores ou aquecer água para gerar vapor capaz de movimentar turbinas, gerando, consequentemente, energia elétrica.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é a energia do interior da Terra.

Parte do calor presente no interior da Terra chega à crosta terrestre e é por isso que em algumas regiões do planeta, as águas subterrâneas podem atingir temperaturas de ebulição.

Com isso, elas podem servir para impulsionar turbinas, gerando eletricidade ou mesmo aquecimento.

Maremotriz

Energia renovável Maremotriz foto: Alexandr Mitiuc

Essa energia é obtida por meio do movimento das ondas, das marés ou pela diferença de temperatura disponível entre os níveis de água do mar.

Ela ocorre devido a força gravitacional entre o Sol, a Lua e a Terra, que ocasionam as marés. 

Ou seja, a diferença de altitude dos mares segundo a posição relativa desses três astros.

Essa diferença gerada pode ser explorada em determinados locais, como é o caso de baías, estuários e golfos, que utilizam turbinas hidráulicas na circulação que ocorre naturalmente na água.  

Por meio da ligação a um alternador, esse sistema pode ser utilizado na geração de energia elétrica.

A energia das marés tem a característica de ser renovável, como fonte de energia primária, não está esgotada pela sua exploração.

Além disso é limpa, considerando que sua transformação não necessita nem produz poluentes.

Entretanto, no que diz respeito a quantidade de energia que pode ser obtida e custos de instalação, o processo de proliferação dessa opção acabou se tornando bastante limitado.  

Gostou de conhecer mais sobre as diferentes fontes de energia renovável? 

Então não deixe de acompanhar nosso post a seguir com todas as informações e principais benefícios da energia solar fotovoltaica. 

COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

Deixe um comentário

Message Us on WhatsApp